MEDIDA INDIRETA DA PRESSÃO ARTERIAL



A medida da pressão arterial, pela sua importância, deve ser estimulada e realizada, em toda avaliação de saúde.
A medida da pressão arterial deve ser realizada na posição sentada, de acordo com o procedimento descrito a seguir (este procedimento apresenta termos técnicos que devem ser entendidos pelo seu médico.
Ao aprender a medir sua pressão procure esclarecimentos quanto a esses termos):
1- Explicar o procedimento ao paciente
2- Certificar-se de que o paciente:
  • não está com a bexiga cheia;·
  • não· praticou exercícios físicos;
  • não ingeriu bebidas alcoólicas, café,· alimentos, ou fumou antes.
3- Deixar o paciente descansar por 5 a 10 minutos em ambiente calmo, com temperatura agradável.
4- Localizar a arterial braquial por palpação.
5- Colocar o manguito firmemente cerca de 2cm a 3cm acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria braquial. A largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 40% da circunferência do braço e seu comprimento, envolver pelo menos 80% do braço. Assim, a largura do manguito a ser utilizado estará na dependência da circunferência do braço do paciente.
6- Manter o braço do paciente na altura do coração.
7- Posicionar os olhos no mesmo nível da coluna de mercúrio ou do mostrador do manômetro anaeróide.
8- Palpar o pulso radial e inflar o manguito até seu desaparecimento, para estimativa do nível da pressão sistólica, desinflar rapidamente e aguardar de 15 a 30 segundos antes de inflar novamente.
9- Colocar o estetoscópio nos ouvidos.
10- Posicionar a campânula do estetoscópio suavemente sobre a artéria braquial, na fossa antecubital, evitando compressão excessiva.
11- Solicitar ao paciente que não fale durante o procedimento da medição.
12- Inflar rapidamente, de 10mmHg em 10mmHg, até o nível estimado da pressão arterial.
13- Proceder à deflação, com velocidade constante inicial de 2mmHg a 4mmHg por segundo, evitando congestão venosa e desconforto para o paciente.
14- Determinar a pressão sistólica no momento do aparecimento do primeiro som (fase I de Korotkoff), que se intensifica com o aumento da velocidade de deflação.
15- Determinar a pressão diastólica no desaparecimento do som (fase V de Korotkoff), exceto em condições especiais. Auscultar cerca de 20mmHg a 30mmHg abaixo do último som para confirmar seu desaparecimento e depois proceder à deflação rápida e completa. Quando os batimentos persistirem até o nível zero, determinar a pressão diastólica no abafamento dos sons (fase IV de Korotkoff).
16- Registrar os valores das pressões sistólica e diastólica, complementando com a posição do paciente, o tamanho do manguito e o braço em que foi feita a mensuração. Deverá ser registrado sempre o valor da pressão obtido na escala do manômetro, que varia de 2mmHg em 2mmHg, evitando-se arredondamentos.
17- Esperar de 1 a 2 minutos antes de realizar novas medidas.
18- O paciente deverá ser informado sobre os valores da pressão arterial e a possível necessidade de acompanhamento.