SARNA OU ESCABIOSE - TRANSMISSÃO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO


     Sarna ou escabiose (em latim: Scabere - "coçar") é uma infecção parasitária contagiosa da pele que ocorre entre seres humanos e outros animais. É causada por um minúsculo parasita e que, geralmente, não são diretamente visíveis, o ácaro Sarcoptes scabiei, que se refugia sob a pele do hospedeiro, causando coceira alérgica intensa. A infecção em animais (causada por espécies de ácaros diferentes, mas relacionadas) é chamada de sarna sarcóptica.
     A doença pode ser transmitida através de objetos, mas é mais frequentemente transmitida por contato direto com a pele infectada, com um maior risco se o contato for prolongado. As infecções iniciais requerem de quatro a seis semanas para tornar-se sintomáticas. A reinfecção, no entanto, pode manifestar sintomas dentro de 24 horas. Como os sintomas são alérgicos, seu atraso no início é geralmente espelhado por um atraso significativo no alívio após os parasitas serem erradicados. Sarna crostosa, anteriormente conhecida como sarna norueguesa, é uma forma mais grave da infecção frequentemente associada com a imunossupressão.
     A doença pode ser tratada efetivamente com uma série de medicamentos. O creme de permetrina é o mais eficaz, no entanto é mais caro em comparação com outros tratamentos.

Transmissão 
     É transmitida pelo contato direto entre pessoas (não necessariamente sexual). É uma doença comum em seres humanos e não está associada diretamente com a falta de higiene.
     Não pode ser considerada uma DST, pois a transmissão pode ocorrer em qualquer situação ou ambiente que propicie o contato com o ácaro. A transmissão através de outros contatos físicos não-sexuais (como um aperto de mão ou um abraço) é bem mais rara, embora seja possível. A doença pode também ser transmitida entre mãe e filho através da amamentação. Normalmente o contágio se dá a partir de um outro ser humano.
     O ácaro é capaz de perfurar e penetrar a pele em questão de minutos. Isso leva a uma coceira intensa, associada a lesões de pele causadas pela penetração do ácaro e pelas coçaduras. Às lesões, seguem-se infecções secundárias que podem ser bem mais graves, especialmente em pacientes portadores de HIV ou outras doenças imunológicas.
      As áreas preferenciais de infecção são os punhos, as axilas, o ventre, as nádegas, os seios e os órgãos genitais masculinos.

Tratamento
     Banhos semanais com peróxido de benzoíla 2,5 %. Amitraz (Triatox®) diluir 4 mL em 1 L de água.   Cuidado com efeitos hipoglicemiantes e outros adversos. Em caso de piodermite tratar antes de inciar o amitraz. OU ivermectina (Ivomec®) – 0,6 mg/Kg SID 3 meses. Contra indicado para: Collie, Border     Collie, Pastor de Shetland, Old english sheepdog. OU Milbemicina (Interceptor®) – alternativa para as raças que não podem usar a ivermectina. 0,5 mg/Kg SID. Pode ser usado também o óleo de neem (Azadirachta) puro, aplicando 2,0 ml/L no dorso do animal. Não existe contraindicação, pois o óleo é natural.

Prevenção
     Ter uma boa higiene diária e lavar sempre a roupa quando se teve em contato com alguém infestado.


FONTE: http://pt.wikipedia.org/